A mensagem

Querida Helena,

Mata-se o mensageiro mas não a mensagem.

Não lembro a primeira vez que li ou ouvi isso, pode ter sido em uma publicação fútil na internet ou em algum livro muito denso, mas tal como a frase, o meio se perdeu mas a mensagem ficou.
E tem sido meu grande consolo e dor pensar nisso.

A provável realidade é que nós vamos impactar poucas pessoas, daquelas que vão acordar muitos dias pensando em nós. Vamos passar nossos belos 80, 90 anos? Com sorte quem sabe chegar o mais próximo possível do 100 e salvo as mensagens queridas de adeus, a vida irá continuar. Ela continua.
Ela continuou quando sua irmã se foi, apesar das cicatrizes morarem no meu corpo, e ela segue indo sem a sua avó, apesar dos pesadelos que por vezes me atormentam.
Tem manhãs que você acorda já perguntando sobre o que vai comer e eu não consegui tirar o gosto amargo do sonho da boca ainda – com café ainda mais amargo.

Existe um motivo porque nós dançamos as músicas do supermercado apesar dos olhares, porque saltitamos para atravessar a faixa de pedestre ou sempre vamos estourar bolhas, mesmo quando só crianças de cinco anos estão fazendo isso no parque. O ordinário, o simples, o fácilmente esquecível é grande parte da nossa vida. É a mensagem.

Nós ficamos tanto esperando o amor, admiração e validação refletido no olho do outro para acreditar que temos isso em nós que aos poucos vamos ganhando o medo. Eu falei isso, será que vai gerar riso? Eu dei a mão, será que vou encontrar outra para apertar?

Mas a frase que eu mais repeti nas nossas férias vai seguir sendo o lema para dançar da forma mais ridícula possível em um Carrefour perto de você: ninguém se importa, ninguém vai lembrar, a maioria das pessoas no mundo nem sabe seu nome.

Helena, você pode entrar em profundo desespero com a sua desimportância ou pode encontrar nela a maior paz da sua vida. Admirar o reflexo do espelho antes de esperar o reflexo no olho do seu amor e assim amar mais.

E um dia, daqui 20 anos, quando você tiver a minha idade hoje, quem sabe a lembrança das bolhas no parque te façam passar por algo respirando de verdade. Puxando todo o ar do mundo e expirando, não apenas passando por com breves puxadas e suspiros com um metal apertando o peito.

E o dia mais especial da sua vida não será aquele que foi agendado, arrumado, encarecido e lustrado como um chão de madeira, mas o dia que você percebeu que tem um arbusto realmente tentando sobreviver no teto de um igreja sinistra em uma cidade na beira do mar onde as pessoas andam por aí perdidas. E nossa, que arbusto bonito.

Vale a pena ficar 2h olhando para algo que lutou tanto para existir.
Porque o arbusto é a mensagem.

Com amor,
Mamãe.

19 comentários em “A mensagem”

  1. Recebi um email que você havia escrito uma carta depois de anos e meu olho se encheu de lágrimas. Tive a alegria de estar em uma palestra que você deu no SESC Pinheiros faz quase seis anos e pude te abraçar pessoalmente e se posso sugerir algo é: não esconda do mundo as banalidades lindas que você vê. Pela Helena, por mim, por nós.

  2. Eu sei exatamente de qual igreja você tirou a foto e está falando. Nunca mais vou olhar para o alto dela da mesma forma.

    Obrigado Paola. Sei que você está voando, só continue cada vez mais alto.

  3. Um grande amigo trabalhou com você faz vários anos. Na época seu blog fazia muito sucesso e eu perguntei para ele como você era, e ele contou que quase todo dia te via chegar com pão de queijo. Tinha falhas, problemas, mas escutava as pessoas com atenção e depois oferecia um café e algo para comer. No fim sempre estavam todos bem. Feliz em entender mesmo de longe que você parece a mesma.

    1. Lucas, até hoje sempre compro o café da manhã dos dias difíceis (e os bestas também), porque nunca sabemos como o dia de alguém começou, não é mesmo? Mas com a barriga cheia sempre melhora.

      Obrigada pela mensagem. Um beijo para você e seu amigo.

  4. Ahhh amiga, eu amo ler suas cartas. E o fato de fazer parte da sua vida e da Helena, mesmo que por certas vezes distante, torna muito mais especial mergulhar nas suas palavras. Tenho muito orgulho da pessoa da qual você se tornou, mesmo passando por tantas reviravoltas da vida, mas tenho mais orgulho ainda da filha que você criou em meio a tudo isso. Poderia ter dado tudo errado, mas hoje a Helena é a criança mais inteligente e gentil que conheço. Você está criando um ótimo ser humano enquanto o mundo está esse caos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.